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A inovação na empresa familiar

O compromisso com uma cultura de inovação é fonte de vantagem competitiva para as organizações. Difícil não concordar com tal premissa. Cristalizá-la na prática, no entanto, é uma arte complexa. E como seria tal desafio no contexto específico da organização familiar?
Podemos refletir que o compromisso com uma cultura de inovação não deixa de ser um compromisso com o futuro: a busca de criação de valor que pode se dar de variadas maneiras (inovação no modelo de gestão; novos produtos e serviços; inovação nos processos, novos segmentos de atuação etc.). Também convém associar o compromisso com uma cultura de inovação a uma atitude empresarial que acolhe e respeita o risco. Porque o projeto de criar algo novo necessariamente significa uma aposta. Claro: uma aposta mais ou menos fundamentada. Mas sempre uma aposta sem garantias quanto aos frutos a serem colhidos (ou não). Em outras palavras, insatisfação com o status quo, curiosidade e atitude exploratória são fatores chave que sustentam a cultura de inovação.
“Empresa familiar” e “Família empresária” são conceitos que representam distintos modelos mentais. Em grandes linhas, na empresa familiar compreende-se que a empresa está a serviço da família, deve satisfazer suas necessidades, ser fonte de “ ajuda” e apoio aos seus membros, provedora de recursos para todos. Em geral, é na égide desse pressuposto que as empresas familiares nascem e entram nas fases iniciais da existência. Já na Família empresária a empresa está em primeiro plano. Nesse caso, a família estaria a serviço do que é melhor para a organização. Como ilustração: um membro da família desempregado encontraria certamente ocupação na empresa familiar e, dificilmente seria de lá despedido. Ao contrário, na Família empresária, isso ocorreria desde que houvesse uma demanda real e concreta por suas competências e qualificações. Na Família empresária, sua permanência na empresa seria determinada pela sua capacidade de agregar valor e não pelo laço afetivo, familiar.
Retomamos que a inovação está associada com um compromisso com o futuro e com uma postura aderente ao risco. Isso não basta, no entanto. É necessário que exista um contexto propício para o pensamento. Conflitos exacerbados, uma cultura marcada pela ansiedade, relações hostis minam o potencial de transformação. Numa empresa familiar, a mudança questiona regras, condutas, pressupostos e maneiras de pensar explícitas e/ou implícitas que têm conotação afetiva pois estão imbricadas nos alicerces da história da empresa e da família. Nos primórdios da fundação representaram a esperança, o amparo. Também pode afetar o equilíbrio dos relacionamentos familiares na empresa. Assim, a mudança pode ser sentida como afronta.
Uma organização familiar robusta e inovadora é uma organização mestiça em certo sentido. Pois a necessidade da família nesse caso passa a ser a de assumir riscos, empreender, abandonar o status quo. A tensão entre “ priorizar” a empresa ou “ proteger” a família é um falso dilema, pois o cuidado com a família se expressa em atender às necessidades da empresa. Façanha notável. A organização inovadora é Empresa familiar e Família empresária ao mesmo tempo.

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A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

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