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Ética na Empresa Familiar

A obra ” Ética Empresarial na Prática – Soluções para Gestão e Governança no Século XXI” de Alexandre de Miceli  traz  à tona uma reflexão intrigante sobre as raízes dos comportamentos antiéticos dentro das empresas e os motivos pelos quais os instrumentos de controle usuais falham tanto.

Recentemente foi publicada uma resenha sobre o livro ( Folha de São Paulo)  que sinaliza o  aporte do autor: ” Sua tese é que, mais do que se preocupar com quem foge à regra, é preciso entender como os profissionais que se julgam corretos são levados a cometer delitos devido a incentivos perversos da cultura de muitas empresas” .

O recente escândalo da Volkswagen é paradigmático nesse sentido ( em 2015  descobriu-se uma fraude que visava camuflar os níveis reais de poluentes emitidos pelos veículos a diesel através da instalação de um software).  A meta transmitida pela empresa  era a  de ser a maior montadora do mundo . Feito alcançado  pelo CEO Martin Winterkorn que logo após  alcançar o logro, demitiu-se.

Parece-me importante discutir em que medida Organizações Familiares constituem uma dada cultura que pode favorecer destino diferente.  Edgar Schein , um pensador importante define o conceito de Cultura Organizacional da seguinte forma: ” é o resíduo do que foi bem-sucedido no passado”.   A gênese de uma Organização Familiar muitas vezes está associada com um propósito de longo prazo e perenidade.   Zegna – por exemplo é o nome de uma marca que coincide com o nome de uma Família. A empresa é expressão de uma imagem simbólica cuja preservação se faz notar no decorrer das gerações.   A força motriz de muitas dessas empresas não corresponde apenas à geração de lucros aos acionistas nem metas audaciosas de curto prazo.  Há um propósito que tem a ver com  gerar valor de modo sustentável .

Di Miceli na sua obra confirma a relevância das Empresas serem orientadas por propósitos que incluam também  gerar bons resultados para clientes, fornecedores e ambiente. Muitas vezes é esse o caso de Empresas Familiares.

 

IMAGEM: GOOGLEIMAGES

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A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

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O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

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