Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Gestão na empresa familiar: conhecimento; metas e governança

O estabelecimento de Metas é uma Arte. É um trabalho sofisticado. Requer conhecer com muita propriedade o Negócio, o Mercado, o Capital Humano, a Cultura Organizacional .   Não são raras as vezes que nos deparamos nas Empresas Familiares com a falta de dados e métricas confiáveis que balizem essa construção. Metas são estabelecidas  com frequência com base no histórico  ao qual é acrescido  um percentual que sinaliza uma expectativa/desejo de crescimento. Muitas vezes esse processo se desenha de modo genérico, vago e desconectado de um conhecimento do mercado e da própria empresa. E voilá.

 

Falconi e seu viés de gestão é amplamente conhecido no Brasil. A obsessão com Metas é parte dessa cartilha. E muitas vezes emerge o questionamento  se tal exigência não seria excessiva. É  um questionamento válido que  remete ao Papel da  Cultura Organizacional,  de suas Lideranças  da sua Governança.

 

Por outro lado, grifamos a importância de pensar nos efeitos de uma Organização desprovida de uma Gestão fundamentada em  Metas consistentes e desafiadoras. Um piloto de avião sem um confiável painel de controle seria uma imagem desesperadora. É interessante essa entrevista com Falconi na qual  as Metas são articuladas com a Arte de Conhecer o Negócio. Nesse sentido, a experiência de persegui-las seria  um processo de aprendizagem. (E evidentemente que assumir riscos e errar deveria ser acolhido e valorizado nessa perspectiva).

 

Se os donos da empresa são os donos do Capital e do Risco envolvido na Empresa há um arranjo muito singular em jogo.  Do qual se podem extrair consideráveis proveitos. Ou não.  Imprimir a Lógica de que o Gestor Familiar deve prestar contas ao  Acionista Familiar ( mesmo que seja a mesma pessoa) é fundamental e difícil. Requer muita maturidade.  Nesse sentido, uma reflexão importante que vem à tona no processo de nosso trabalho seria: ” Você como Acionista estaria satisfeito com a sua  contratação como CEO da Empresa?” É essa uma das  perguntas a serem respondidas.

 

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily