A decisão na crise organizacional

Héctor Rafael Lisondo

 

Palavras-chave: Psicologia e Qualidade – Liderança – Saber Profundo – Mudanças e Resistências –

 

O artigo analisa a interação dos fatores psicológicos, técnicos e administrativos que intervêm na dinâmica do processo de decisão de um empreendedor de uma média empresa brasileira de comércio e distribuição de produtos num momento de crise. A realidade sistêmica onde as relações entre causas e efeitos não são evidentes e podem estar distantes no tempo e no espaço (Senge, 1990, p. 70) pode induzir no empreendedor um estado emocional adverso ao porvir da sua organização.

 

Um diagnóstico foi produzido através de um processo de consultoria técnica e psicológica. Esse processo ofereceu ao empreendedor uma oportunidade para trazer para à consciência e verbalizar os seus sentimentos e emoções (Damasio, 2000, p. 243), que quando represados afetam o processo de pensar (Goleman, 1996, p 42). Por outro sinalizar a presença no contexto quotidiano de fatores desfavoráveis ao processo de formação do critério de realidade
(e as possíveis conseqüências da sua influência no processo de decisão). Por fim, ajudar a identificar e construir um elenco de alternativas favoráveis à eficácia das decisões para retomar o desenvolvimento da organização.

 

O empreendedor pode assim entender a nova realidade − como um descobrimento − que possibilitou mudar uma tendência ao declínio, evitar a possível dissolução da organização e reassumir a sua evolução.

Leia Mais

PARCEIROS

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual
Em breve nosso acervo virtual gratuito.

Em Breve

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar