A dimensão técnica e a emocional: uma perspectiva integradora - análise de caso - Instituto Lisondo Instituto Lisondo

A dimensão técnica e a emocional: uma perspectiva integradora – análise de caso

Héctor Rafael Lisondo

Resumo

Este trabalho visa explorar o conceito de Saber Profundo de W. E. Deming, que está afirmado em ciências positivas─ como a variabilidade e a teoria de sistemas ─ e ciências humanas ─ como a teoria do conhecimento e a psicologia─, visando ajudar os líderes das organizações na formulação de hipóteses sobre algumas imprevistas atitudes das pessoas. Também se propõe contribuir para o aumento do repertório das respostas dos líderes frente às eventuais atitudes não racionais dos seus seguidores.

A metodologia da pesquisa se baseia em relatos de história vivida, decorrente de um processo de entrevistas não dirigidas com líderes de produção destinadas a explorar as técnicas e atitudes eficazes para liderança.

Os resultados trouxeram à tona o peso dos fatores pessoais, como determinantes do êxito da gestão. Também mostraram que nessas situações os apelos à razão são pouco efetivos.

O artigo conclui que as mudanças que a qualidade demanda podem gerar na interioridade das pessoas conflitos, medo, incerteza e sofrimento. Às vezes evocam situações da vida passada e trazem à tona conflitos não resolvidos que podem ocasionar conseqüências adversas ao programa. Esses sentimentos operam de maneira sub-reptícia (inconsciente) e fortemente contrária ao processo de transformação cultural que a organização deve realizar para implantar e manter sistemas de qualidade. Facilitar aos líderes o conhecimento dessa dinâmica emocional pode conduzir ao aumento do seu repertório de respostas frente a situações que não obedecem à previsibilidade do raciocínio científico.

Palavras-chave: Psicologia e Qualidade – Liderança – Saber Profundo – Mudanças e Resistências – Sistemas e Padrões

Abstract

The purpose of this paper is to comment on the idea of Profound Knowledge of W.E. Deming, which is supported by Positive Sciences, such as Variability and the Theory of systems, and human sciences, like the Epistemology and Psychology, with the aim of helping leaders of organizations to build hypotheses about some unexpected attitudes of people. It also proposes increasing their responses to eventual non-rational attitudes of their subordinates.

The research method of the paper is based on the analysis of real life stories about the consequences of the line of conduct followed by leaders. This was collected in interviews with the purpose of investigating techniques and behavior that should be part of effective leadership. Results showed the strong influence of personal individual life factors as determinants of management success or failure in circumstances where the call for rationality is not enough.

The paper concludes that changes required in the pursuit of quality can cause conflicts, fear, uncertainty and suffering in the mind of these people. Sometimes they evoke past episodes of unresolved conflicts that have adverse consequences for the quality program. These feelings function in a subliminal way (unconscious) strongly opposite to the cultural transformation process that the organization needs to implement and maintain quality systems. Recognition of this emotional dynamic can help leaders respond better to situations that do not obey the predictability of scientific reasoning.

Key words: Psychology and Quality; Leadership; Profound Knowledge; Changes and Resistance; Systems and Standards.

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Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

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