O caso Hermès: ousadia e capacidade de nadar contra à corrente – as forças de uma organização familiar
Em 10/10/17 a Folha de S. Paulo publicou na Ilustrada uma longa reportagem sobre a empresa e sua estilista (“Guarda francesa – À frente da Hermes, Nadège Vanhee- Cybulski defende elegância clássica da grife e seu legado de roupa para a vida real – de poucos”).
Cito a notícia, pois ela nos dá elementos para fundamentar vantagens competitivas expressivas das Organizações Familiares.
A marca foi criada em 1837 por Thierry Hermès e, até hoje se mantém nas mãos dos herdeiros da família (apesar de investidas de grandes grupos como LVMH). Uma observação oportuna: em 2013 participamos de um Programa sobre Empresas Familiares no IMD – Lausanne. Muitos casos foram discutidos e estudados. Sobre Hermès aprendemos a seguinte parábola construída pela família: “não herdamos a empresa de nossos pais. A tomamos emprestada de nossos netos”.
Para além de expressão de um desejo da família : o que se ganha com tal decisão? A estilista acima citada (uma profissional do mercado contratada pela empresa) defende na matéria que a proteção do legado é uma das formas da Hermès se manter fiel ao seu modelo de criação sem pressão e sem imediatismo: “conseguimos acompanhar as mudanças políticas e sociais do país sem nos apegarmos a números, que são importantes, mas não definem uma história”. O compromisso com processos artesanais, com a excelência de toda a cadeia de valor é acompanhada de um posicionamento muito claro e singular : “diferentemente de outras marcas de luxo, não temos a intenção de colonizar o mundo com o nosso estilo”. Interessante ouvir também Charlotte David – diretora de comunicações da marca que afirma com contundência: ” celebridades não são parte de nossa estratégia de comunicação” (Em reportagem na Folha de S. Paulo em 12/07/17).
Hermès nos apresenta o Luxo de ser uma Organização Familiar: bancar decisões sui generis, mirar o longo prazo e ancorar-se em história autêntica de sentido e identidade.
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
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