“A partir de Hoje eu vou buscar um estilo só meu” – Empresa Familiar: lições de Espedito Seleiro – o maior artesão de couro do Brasil
É um privilégio assistir ao filme sobre Espedito Seleiro
Com clareza observa-se que a necessidade de sustentar a Família numerosa após a morte do pai foi decisiva para o ímpeto criativo e autoral.
Sobrevivência. É essa a origem de muitos empreendimentos familiares. Ousar, inovar e fazer o que até então não era feito vem na esteira desse imperativo: a responsabilidade de Espedito ser ” chefe de família” .
Em que medida as Famílias Empresárias criam no decorrer da sua história uma cultura que fomente o risco; a inovação; ” sair fora da caixa” é uma questão central para os estudiosos do tema. Justamente a falta de um contexto adverso pode ser uma grande desvantagem.
O filme também é bonito ao apresentar a convicção de Espedito ao recusar o pedido de outros fornecedores. Defende o seu jeito de trabalhar e criar com uma naturalidade e tranquilidade imensa.
No final, a fala que se lamenta pela família menos numerosa na atualidade. A firme ideia que a família deveria trabalhar no negócio. Questão central para o tema de Governança das Empresas : pertencer a uma família empresária – que lugar é esse ? Que ” escolha” é essa? Existe escolha? Quais regras se criam para afirmar e organizar essas relações? Muitas reflexões nos apresenta esse bonito negócio do Sertão do Brasil.
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.