A primeira mudança penosa associada ao processo de consultoria acontece na empresa antes da intervenção da consultoria. O fato de reconhecer a necessidade de uma ajuda externa à organização já representa uma mudança angustiante. Tal percepção representa um abalo na onipotência, uma ferida narcísica, uma ameaça para a cultura vigente. Nessas condições, os executivos tendem a soluções sintomáticas, de curto prazo, que podem às vezes, remover o efeito, não a(s) causa(s) do problema. No entanto, essas soluções são parciais, podem produzir efeitos colaterais nocivos e o problema original geralmente retorna e pode tornar-se crônico. A verdadeira necessidade da empresa é sistêmica envolvendo um conjunto de fatores técnicos e emocionais.
Soluções sistêmicas envolvem a estrutura organizacional composta de pessoas, relações, hierarquias, tarefas, recursos físicos etc. integrados numa perspectiva de fluxo, ou seja, mutantes, e não estáticos. Isso significa que todo o contexto está relacionado ao tempo. Os problemas que emergem no presente decorrem das soluções do passado. Soluções sistêmicas são profundas, em geral complexas, são produzidas pelo pensamento resultante da tolerância à frustração, atacam as causas e raramente são instantâneas. Implicam num grande esforço para a mente ansiosa ao ter de tolerar a espera.
A turbulência emocional, que se caracteriza pela instabilidade (frequência de mudança) e aleatoriedade, anuncia a possibilidade da ideia nova e ameaça os paradigmas vigentes. A entrada da consultoria na organização só acontece quando as tentativas até então utilizadas para remover o problema se mostram inócuas e resultam em um aumento da dor e do sofrimento. Mas essa aceitação é, em princípio, aparente e relativa. Na realidade a expectativa onipotente e inconfessa é que o consultor confirme que tudo o que foi feito até esse momento está correto. Quer dizer que o movimento contém uma “mentira verdadeira” no sentido proposto por Bion, de formulação sabidamente falsa, mas mantida como barreira contra afirmações que de outra maneira poderiam levar a comoção emocional ou mudança trágica. É nessas condições que o consultor começa a construção do seu vínculo de aprendizagem.
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
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