O Jornal da Usp ( Ribeirão Preto) privilegiou pauta fundamental : a força da Representatividade das Empresas Familiares no Contexto Brasileiro bem como a vulnerabilidade de sua existência : segundo dados do IBGE, 70% das Organizações Familiares findam suas atividades após a morte do Fundador.
Se a abordagem jurídica é decisiva para focalizar o problema, não menos importante é o cultivo da Maturidade da Família Empresária. Em outras palavras, ao nosso ver não é o investimento em assessorias jurídicas o que garante uma Estrutura Robusta de Perpetuidade. Protocolos e Acordos podem ser firmados sem representarem de fato uma Família comprometida em fazer valer suas Regras. Membros Familiares podem ter participado do Processo ” para inglês ver” , ou seja, não se veem efetivamente submetidos a uma Constituição do Conjunto soberana frente aos seus anseios pessoais. E tal Maturidade não se garante por abordagem jurídica em muitos casos. É uma conquista que pode ocorrer através de um Investimento em um Processo de Coaching ; Mentoring e Consultoria Transformacional.
Um Patrimônio de uma Família Empresária transcende o viés financeiro: está relacionado com dimensões simbólicas, intelectuais, históricas, relacionais. Um Patrimônio de uma Família Empresária é também a sua Capacidade relacionada à competências ” Soft” : o desenvolvimento de uma Comunicação verdadeira , assertiva e sensível , por exemplo. São raras as Empresas Familiares que conhecem, desenvolvem e cuidam dessas facetas. Em outros de nossos artigos mencionamos o termo ” Familiness” que designa esse conjunto de atributos que conferem competitividade e singularidade às Empresas dessa natureza.
Arcabouços jurídicos podem ser obras de arte. No entanto, não necessariamente são suficientes para que as gerações futuras liderem a Empresa do Futuro: ou seja, promovam inovações ; aprendam com os erros e abracem riscos com sabedoria. A reportagem acima menciona a importância de ” Profissionalizar” as Empresas. Esse termo pode significar muitas coisas. De todas formas, vale lembrar que mesmo que Profissionais Externos sejam contratados, os membros da Família têm a enorme Responsabilidade e Missão de monitorar e acompanhar os Rumos dessa gestão. Infelizmente, não são raros os casos de trágicos destinos em Famílias Empresárias que não assumiram essa posição.
Segue o link da Reportagem citada:
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.