Compartilhamos a entrevista com Richard Stad, filho do fundador da marca Aramis e CEO do grupo. A matéria ilustra dimensão central no êxito de um processo sucessório: a capacidade empreendedora dos novos atores em cena. Nas palavras de Gimeno:
“ O Projeto de uma geração dificilmente se mantém economicamente viável e vantajoso na geração seguinte. Esse é um erro que tem frequentemente atravessado às organizações familiares: a premissa de que a geração entrante pode sustentar o projeto da geração anterior exclusivamente através de incrementos na eficiência operacional da empresa. Ou em outras palavras, fazendo melhor o mesmo. Esse é o porquê o empreendedorismo deve ser um dos pilares do processo sucessório (…) a companhia familiar deve ser capaz de cultivar, fomentar e materializar esse espírito empreendedor (GIMENO et. al. 2010, p. 55)”.
Richard Stad nos explica na sua entrevista as difíceis decisões em curso nesse processo. Observa-se que aderência à metodologia ágil é um meio de proporcionar valor de forma mais sofisticada para o cliente. E que o próprio conceito acerca de que entrega é essa é profundamente reformulado nesse processo. Destaco a sua interessante definição acerca do que seja timing : ” para mim, timing é quando você cruza sorte, oportunidade e competência“.
Também salta aos olhos na leitura a conversa relatada com o seu pai Henri – fundador da empresa. Após o fundo 2bCapital – Bradesco comprar 47,8% da empresa em 2014 vem à tona a escolha de Richard como CEO na condição de ser avaliado a cada dois anos e demitido caso as metas não sejam atingidas ou caso o desempenho estiver abaixo da média do mercado:
“Quando eles me fizeram essa proposta, o Henri me chamou para fora da sala e disse: ‘você entendeu o que eles estão propondo? Com 30 anos, você pode estar desempregado? Leve dois dias para tomar a decisão”. Depois dos dois dias eu aceitei e ele me perguntou por que estava topando. Eu disse que precisava descobrir o potencial que eu tinha e que a empresa tinha. Se depois de dois anos eu não conseguisse, era porque não merecia estar na cadeira de CEO e a empresa deveria ser maior do que eu. Já estou há seis anos, está dando certo“.
A resposta de Richard grifa fato incontestável: o potencial profissional de um sucessor é coisa que se descobre e afirma na experiência. As metas e regras claras estabelecidas com o fundo certamente ofereceram um norte e um enquadre importante para essa jornada. A fala de Richard também transmite uma certa compreensão acerca de si mesmo e da Empresa fundada pelo pai. É nítido que ele se vê como alguém à serviço do grupo empresarial e não o contrário. Essa atitude também é decisiva para um processo sucessório maduro.
Matéria: https://neofeed.com.br/blog/home/a-grife-de-moda-que-mudou-tudo-para-ser-startup/
Referências Bibliográficas:
GIMENO, A; BAULENAS, G; COMA-CROS J: Family business Models: practical solutions for the business family. London: Palmgrave MacMillan, 2010.
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
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