A Pauta da Diversidade está em voga. Pesquisas variadas demonstram que as organizações comprometidas com esse valor têm resultados superiores. Como exemplo, citamos esta pesquisa da McKinsey: ” A Diversidade como alavanca de Performance” .
Os princípios de uma Governança ESG convergem nesta direção: organizações longevas são aquelas sensíveis às pautas ambientais e sociais que enxergam a sua responsabilidade enquanto agentes de transformações no seu contexto. Vale lembrar que esta filosofia também pode nortear o universo das pequenas e médias organizações – como ilustrou tão bem Magna Coeli, a idealizadora da marca Refazenda de Recife no nosso Podcast de Setembro.
O fenômeno da Diversidade no contexto brasileiro tem suas tonalidades específicas. Basta caminhar um domingo na Avenida Paulista para constatar a profusão de estilos, “tribos”, idiomas, influências etc. que nos atravessam. Pensemos no viés arquitetônico: numa mesma avenida ora apreciamos a ” Casa das Rosas”, no instante seguinte a “Japan House”, em seguida a Fiesp, logo o Masp e assim por diante. A paisagem sonora é igualmente variada: se em uma esquina ouvimos música clássica, na seguinte ouvimos baião e na seguinte sertanejo…
O Brasil além de ser um país de diversidade é um país de enormes contradições e desigualdades. O que também significa que é um país cheio de desafios e problemas a resolver. Neste sentido, vale mencionar o prêmio que estudantes conquistaram quando se debruçaram em uma de nossas dores: a pobreza menstrual. “Sustain Pads” foi uma resposta criativa e eficaz desenvolvida por estudantes íntimas deste quadro doloroso.
É inegável a potência criativa que o Brasil tem e o alcance daquilo que é possível criar uma vez que existam contextos de oportunidades. Esta também é a bandeira da empreendedora e ativista social pernambucana Domitila Barros – eleita Miss Alemanha.
No entanto, deve-se dizer que encampar de fato uma transformação em prol de uma empresa mais diversa requer uma postura disponível para acolher de fato essas diversas modalidades existenciais (variadas etnias; variados grupos LGBTQIA+; etc.). E se este movimento é trabalhoso, sabemos que não fazê-lo pode custar muito mais caro.
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.