Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

“A Viagem Vertical” de Enrique Vila-Matas: reflexões sobre a trama de um Empreendimento Familiar

O personagem Federico Mayol, protagonista da obra: “A Viagem Vertical” de Enrique Vila-Matas narra o seu colapso. E a sua quebra não tem nada a ver com a exitosa empresa de seguros que fundou. O negócio segue pujante. É Federico que mergulha profundamente no devir da sua existência, e, logra assim, questionar as instituições que lhe davam guarida: o casamento, a família, a empresa, a sua atuação política… quando mesmo tais situações se tornaram palcos desvitalizados de sentido é a pergunta que não cessa de se apresentar.

O colapso não diz apenas de uma realidade financeira. É um dos recados do livro para quem trabalha e/ou estuda organizações familiares. Como pensar em outras pistas e sinais que atestem a ” vivacidade” de um negócio?

O livro é primoroso também ao “dissecar” a relação do patriarca com seus filhos. O ódio do filho artista Julián que escapa da gramática construída por Federico. O filho mais velho, Ramón, escolhe seguir os passos do pai. É tocante a conversa na qual o homem maduro expõe seu vazio e frustração ao pai. Um olhar jurídico e/ou empresarial quiçá atestariam que o processo sucessório foi bem-sucedido. O livro nos interpela a pensar: será?

Selecionamos um trecho da obra que ilustra esse diálogo entre Federico e Ramón:

Mas seja o que for, a verdade é que me ando a sentir muito mal ultimamente… A certa altura fui, como bem sabes, o mais bem colocado de todos os meus amigos de Económicas. Mas o tempo foi passando e passando e agora sinto-me sem aliciantes, prisioneiro da monotonia.

– Monotonia? – perguntou Mayol sem poder dissimular a sua crescente incomodidade.

– Sim, monotomia. Aborrecimento. Aborrecimento pelo cargo que herdei de ti. Desculpa, mas é a pura verdade. Vejo-me num gabinete que tem as dimensões de uma cela. E entretanto eles, os meus amigos, demonstram, dia-a-dia, o seu tardio mas real valor. Conquistaram tudo a pulso, não como eu. Para cúmulo, Alejandra deixou de ser jovem e burra, e agora é apenas velha e burra. E estou farto, profundamente farto, mais farto da grande burra que do gabinete.

Que Ramón se sentisse meio envergonhado de dirigir os Seguros Mayol era de todo inadmissível.

A nossa companhia- disse Mayol muito ofendido, iniciando o discurso como se estivesse no Parlamento catalão- é das mais importantes do país e em breve, graças a mim, mas sobretudo graças a ti, que soubeste dar-lhe grande impulso, vai competir com rivais que antes nos pareciam de outra galáxia. Parece mentira que possas falar dessa maneira; é uma enorme idiotice. Gostava de saber que trabalho gostarias de ter. Acaso gostarias de ser nomeado subdiretor da divisão de auditoria de qualquer escritório miserável? Diz-me, responde-me, é disso que gostarias?

– Apesar de acabares de pôr em causa todos os meus anos de vida dedicados ao trabalho…

Eu não fiz isso, por favor. Só disse que estou farto do gabinete, que estou farto de casa, que estou farto de tudo

Seja como for, não vou mudar de opinião a teu respeito; só me faltava isso… Continuo orgulhoso do meu filho mais velho.

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Catástrofe, gestión y cambio. Algunas aplicaciones del pensamiento de Bion en una historia de vida

Comprar

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily