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Sobre Parcerias Virtuosas: a celebração dos 20 anos da Consultoria AJA e do livro: “AJA- o Método – empresas familiares duradouras”

Cultivar intercâmbios valiosos é um dos grandes capitais no campo de Consultoria – a troca com parceiros qualificados nos faz menos incompletos. É lógico que para que isso aconteça é necessário um ambiente de crença genuína no valor dessas interações. Por essa razão, compartilhamos aqui o registro do texto elaborado para o evento de lançamento do livro “AJA – O Método: empresas familiares duradouras” que celebrou os 20 anos de consultoria da AJA – Governança e Sucessão em Recife no dia 02/02/23. Muito obrigada pelo convite Antônio Jorge Araújo, Elane Cabral e Bruno Suassuna -é um privilégio tê-los como parceiros.

 Ser convidada a tecer comentários sobre alguma obra é sempre um exercício algo injusto já que algum recorte será feito e muita coisa ficará de fora. Ainda mais no caso do livro em questão – AJA – O Método – empresas familiares duradouras.

Talvez seja oportuno contextualizar o porquê conhecemos a AJA e acompanhamos parte dessa história.  Faz mais de 5 anos que nos aproximamos em virtude do empreendimento da Escola F – a arrojada iniciativa citada no livro cuja proposta é de integrar diferentes profissionais e abordagens que trabalham com Empresas Familiares/ Famílias Empresárias em distintas partes do país. Nós também somos consultores de empresas familiares. Poderíamos ser considerados “concorrentes”. No entanto, a AJA – Antônio Jorge, Elane, Bruno- sempre nos descreveram como parceiros. E não apenas assim nomearam o nosso vínculo, mas “encarnaram” na prática uma relação de frutíferos intercâmbios. No meu entender tanta coisa se congrega nesta atitude: a humildade e gana de trocar com outros; a segurança e confiança no posicionamento já conquistado; a ousadia de pensar para além de um foco regional específico – o Brasil é imenso e há tanto a desbravar e contribuir…

Por isso devo dizer em primeiro lugar da minha alegria de estar em Recife, da minha alegria com esse convite e com a oportunidade de compartilhar esses comentários. A leitura do livro que celebra os 20 anos da AJA é a leitura de uma profusão de feitos. Os anos de prestação de serviços de Consultoria não se divorciam do afinco com a pesquisa através do Projeto RUMO nem com a inquietação empreendedora materializada na Escola F.  E todos estes múltiplos esforços formam uma trama bem urdida na qual a excelência no atendimento aos clientes se nutre de um ambiente qualificado de estudo, pesquisa, rede e vice-versa. A AJA não apenas atendeu diversos clientes nestes 20 anos: também fomentou um ambiente disponível para pensar as encruzilhadas das famílias empresárias. É o que realçou por exemplo o nosso colega Wilson Carnevalli ao relembrar o Capítulo de Pernambuco do IBGC – “um dos mais atuantes e influentes”.

Peço perdão se soar redundante, mas creio que devo sublinhar: a AJA é rara. Não é fácil sustentar consistentemente essa miríade de atuações que mobilizam competências tão diversas. Nem tampouco é fácil alinhavar articulações com tão variados atores e instituições. “Deus dá o frio conforme o cobertor” diz um de nossos sambas.  Descrever o tamanho desses desafios é também dizer do incrível potencial da Sociedade AJA – da sua força, complementariedade e maturidade. 

No livro, Antônio Jorge relata o início da AJA – “Mas a necessidade, naquele instante, era a de construir algo novo. Quando você tem a convicção de que precisa mudar, torna-se insuportável não fazê-lo”. É bonito ler a história da AJA porque é a história de como essa convicção expandiu-se: contagiou muitos outros corações e mentes.

Não menos valioso é o que o livro nos oferece como “Método AJA”. Sempre tive a impressão de que no nosso campo de consultoria para Empresas Familiares é muito fácil copiarmos modelos externos; repetirmos fórmulas já estabelecidas; grifarmos autores estrangeiros. Nada contra esse caminho – acontece que abdicamos de uma veia autoral -original nesta escolha. Não é o que a AJA fez: bebendo na fonte da experiência “ da vida como ela é” a AJA sistematizou com simplicidade dimensões densas do atendimento às Famílias Empresárias.

Um processo de atendimento a um cliente é uma obra de arte: algo muito customizado, delicado, lento… Os depoimentos dos clientes ilustram a natureza singular da relação com a AJA. Por essa razão é bastante difícil formalizar /esquematizar a natureza de uma intervenção. A AJA consegue fazer isso de forma muito didática ao mesmo tempo que fiel à complexidade dos processos retratados.

Poderíamos passar horas e horas pensando nos sentidos e na profundidade que significa conquistar: Relações Fortalecidas; Gerações Integradas; Decisões Seguras e Negócios Duradouros.  O Método AJA explicita que tal arranjo é fruto de um laborioso caminho pautado em diversas camadas: os princípios; os eixos e as etapas de trabalho.

Destaco que os Princípios são reveladores de aspectos chave de como a AJA se situa (e se protege de “pontos cegos” que seriam muito nocivos tanto para o cliente como para os consultores). Ao grifar a “qualidade do vínculo” como decisiva para o processo, a AJA implica-se e responsabiliza-se pela capacidade de criar com o cliente esse ambiente de confiança. Parece uma obviedade, mas não o é- não são poucos os consultores que acreditam que tal vínculo já está assegurado uma vez que o trabalho foi contratado. Tampouco são poucos os consultores que atribuem todas as dificuldades do processo ao fato do “cliente ser difícil” sem auscultarem como princípio básico o que a AJA defende: a importância da qualidade do vínculo. Outro princípio descrito é o da “mudança possível”. Ao sublinhar a dimensão do “possível” a AJA está atenta ao perigo da onipotência: sabe que suas expectativas devem ser submetidas a um critério de realidade e que a busca pelo “ sonho impossível” pode minar o trabalho “ suficientemente bom”. 

Cada palavra do Método AJA foi burilada pela experiência de décadas. Dá para captar isso. Dá para aprender demais disso. Encerro com outro verso de samba: “As coisas estão no mundo só que eu preciso aprender”.  Obrigada AJA por nos ensinar.

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Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

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