O lindo documentário de Eric Wolfinger de 17 minutos (legendas apenas em inglês) narra as origens do “dashi” – “caldo onipresente e invisível” da culinária japonesa composto por kombu (alga seca) e katsuobushi ( raspas do peixe bonito curado). Cada ingrediente vem de uma parte do Japão. Emociona reconhecer a escolha da trilha de Milton Nascimento na obra: Dashi Journey Film (ericwolfinger.com)
O filme realça os mistérios e delicadeza de uma cadeia produtiva que desconhecemos, cuja complexidade mal suspeitamos – principalmente nas escolhas de consumo que valorizam o labor artesanal, paciente. A estreita relação com a natureza tem papel preponderante aqui: a coleta das algas secas depende das condições saudáveis do mar.
É muito bonito o trecho no qual escutamos o “artesão” responsável por produzir as raspas de peixe bonito curado: o seu desejo era de trabalhar na Disney. Isso muda quando passa a enxergar o negócio da família como uma oportunidade privilegiada de inserir a sua marca no mundo com seus encantos também: o de ser um elo receptor- transmissor de um saber que é uma arte.
Não é fácil sustentar a escolha, responsabilidade e voltagens emocionais envolvidas em trabalhar em um empreendimento familiar. Por outro lado, é inegável o campo de experimentação criativa que um ambiente dessa natureza pode oferecer. É por essa razão que famílias empresárias podem se beneficiar tanto com uma intervenção de cuidado: é muito comum que as potenciais vantagens e forças deste arranjo estejam bastante corroídas pelos desgastes das relações; pelas confusões de papéis; pelas dificuldades em promover um modelo de governança suficientemente adequado para o contexto em curso.
Fica o convite para assistirem ao filme.
Foto: www.ericwolfinger.com
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.