Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

O filme Maestro(s) – um lugar ao sol possível para pai e filho?

É sempre uma felicidade encontrar filmes que possam dar contornos para as forças emocionais que captamos no nosso trabalho com famílias empresárias. ( O texto a seguir contém spoilers).

Maestro(s) é um filme de Bruno Chiche cuja trama apresenta um pai e um filho brilhantes no ofício que escolheram seguir. A própria noção da escolha é permeada por complexidades quando adotamos o viés da psicanálise: ora- se uma porção do que nos mobiliza corresponde ao mundo do inconsciente, em que medida nossas escolhas são absolutamente voluntárias? Em determinado momento do filme o filho afirma que a sua escolha pela carreira artística musical foi consequência do desejo de proximidade com o pai…

Os mistérios dos circuitos identificatórios que definem que caminhos – escolhas traçamos na vida é tema infinito, inesgotável. Freud fez um esforço de pensar neste enigma de muitas formas, em muitos trabalhos. A seguinte formulação dá pistas para compreender nossa tarefa de historicização – somos ” recrutados” a corresponder aos apelos de uma corrente que nos antecede ao mesmo tempo que convocados pelo presente-futuro de nossa existência.

O indivíduo tem de fato uma dupla existência, como fim em si mesmo e como elo de uma corrente, à qual serve contra – ou, de todo modo, sem – a sua vontade” (Freud, 1914/2010a, p. 20).

O filho pode ter feito a opção pela mesma carreira do pai em função do desejo de se aproximar deste. É possível ter excelência naquilo que se faz sem se apaixonar pelo ofício que se adota? O filho também se encanta pela música…

Pai e filho são geniais e a gramática da disputa e rivalidade entre ambos é magistralmente representada. A sutileza do brinde difícil no momento de celebrar a conquista de um deles, por exemplo. Toda fratria é povoada de intensidades emocionais e ambiguidades. O pai se orgulha do filho que brilha ao mesmo tempo que se ressente em perder o lugar de destaque absoluto. O filho se alegra com o reconhecimento de sua carreira ao mesmo tempo que hesita assumir o ” seu lugar ao sol”.

O filme é precioso para pensarmos que a arte do nosso trabalho tem a ver com fugir da gramática ” eu ou ele ” / ” eu ou ela” e criar um caminho gradual de composição ” eu e ele ” – ” eu e ela”. Ninguém perde a sua potência e o seu poder afirmativo na vida quando alguém no seu entorno se destaca … quando as coisas são assim experimentadas estamos às voltas com os efeitos de estados primitivos da mente tão lucidamente destrinchados por Melanie Klein. Numa família empresária a incidência dessas forças pode ganhar escalas muito intensas: o prêmio do filho passa a ser visto como ameaça insuportável pelo pai.

O filho consegue ter licença interna para assumir o seu talento quando é ajudado por personagens externos no filme. Daí a pertinência e valor de um olhar estrangeiro nas famílias empresárias: muita inteligência e capacidade podem ser desperdiçadas quando as voltagens emocionais não são cuidadosamente contidas e transformadas.

Aos poucos é possível compor um desenho que faça crescer o palco: há espaço para ambos. Dá muito trabalho. Mas vale à pena.

Referências Bibliográficas:
FREUD, S. (2010a) Sobre o narcisismo. In S. Freud, Obras Completas (Vol. 12, P. C. de Souza, Trad.). Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1914). 

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Catástrofe, gestión y cambio. Algunas aplicaciones del pensamiento de Bion en una historia de vida

Comprar

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily