Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

A história do reconhecido espumante Veuve Clicquot: reflexões a partir do filme

Um negócio é a materialização da oferta de um produto ou de um serviço que tem valor. Caso perdure no decorrer das gerações, trata-se de algo que se provou digno de ser reconhecido no passado… e que se mantém merecedor de tal credibilidade. O espumante Veuve Clicquot é um belíssimo caso de estudo e o filme em cartaz inspirado na sua história oferece muito a pensar… ( contém spoilers a seguir).

É Barbe- Nicole, a viúva Clicquot a responsável por conquistar o posicionamento singular da marca: a safra “cometa” – famosa por caracterizar o êxito da marca ( ainda no século XIX) é a combinação de vários elementos ( e de várias decisões difíceis – como toda liderança se vê interpelada a conduzir): a alquimia no processo ( resultado de um incansável processo de experimentação); a escolha pela excelência de todos os insumos ( como vidros de boa qualidade); a definição de diretrizes diferentes para o plantio das uvas; a afirmação da sua legitimidade como autoridade competente; e… não menos importante – as desafiadoras negociações com seu (ex) sogro – cético de que Barbe- Nicole teria condições de prosperar. A conjuntura do momento também era assustadora – dado o contexto das guerras Napoleônicas.

Todo membro de uma nova geração de uma família empresária que tem um papel de liderança no grupo precisa provar que tem aptidão, fôlego e maturidade para exercer seu papel. Por isso convém que seja abastecido de muitos estímulos que ajudem neste processo de desenvolvimento e de capacidade de auto-crítica. Barbe-Nicole erra: perde lotes de produtos por não levar em conta a variável do calor no seu projeto de exportação. Aprende com o erro e arca com as consequências – passa a vender bens pessoais para zelar com o compromisso de pagar o trabalho dos funcionários e ser merecedora de uma segunda chance por parte dos seus sócios – membros da família do seu finado marido. O filme também ilumina uma dimensão de gênero – se é difícil para qualquer jovem de uma família empresária conquistar sua legitimidade como competente profissional – isto seria ainda mais difícil para uma mulher do que para um homem? A pergunta fica em aberto. Podemos argumentar que o filme retrata um passado muito longínquo. No entanto, sabemos que as marcas do passado incidem no presente – talvez de formas mais sutis… Sabemos também que cada caso é um caso e que descrições ” chapadas” ou ” generalistas” não nos ajudam. Tampouco ajuda perdermos de vista estruturas históricas presentes no tecido social: o patriarcado é uma delas.

O filme apresenta interessantes dilemas acerca do estilo de liderança conveniente. Barbe-Nicole busca engajar a sua equipe com a imagem de uma ” roda” na qual todos contribuem, são ouvidos e considerados igualmente capazes de oferecer as boas ideias para o negócio. Tal modelo é questionado uma vez que colocaria em xeque a lógica de uma rígida hierarquia capaz de oferecer segurança e previsibilidade. É comum a tentação de buscar uma resposta quando enfrenta-se um impasse: o filme é feliz ao iluminar a encruzilhada sem recorrer à respostas simplistas – Barbe é capaz de oscilar entre uma forma e outra e este talvez seja um atributo de sua sabedoria gerencial: ser camaleoa multifacetada que lança mão do que é preciso a depender das circunstâncias: firmeza, doçura, convicção, dúvida…

O espumante Veuve Clicquot segue estrelado até os dias de hoje.

Foto destaque: Foto divulgação

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Governança sem Catástrofe, ou Catástrofe sem Governança

GOVERNANÇA SEM CATÁSTROFE,

OU CATÁSTROFE SEM GOVERNANÇA

Fatores ocultos da governança corporativa.

Héctor Rafael Lisondo
Junho de 2024

Comprar

Catástrofe, gestión y cambio. Algunas aplicaciones del pensamiento de Bion en una historia de vida

Comprar

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily