Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

A integração sistêmica na família empresária: reflexões a partir de um fragmento de conto de Machado de Assis

Na nossa perspectiva objetos mediadores como filmes, obras literárias, músicas dentre outros “apoios” são importantes aliados para dar textura às complexidades de um arranjo tão denso como é o de uma família empresária. Modelos, representações gráficas, conceitos … todos estes aportes são úteis e fundamentais para oferecer algum contorno e estratégia de intervenção . No entanto, tratam-se disto: modelos. E, portanto, algo sempre escapa. Afinal: o mapa não é o território.

Recorrer à arte pode ser pensado como movimento de abstração escapista pouco sintonizada com os critérios de realidade do mundo empresarial: a pressão por resultados, a tomada de decisões ancorada em visão mercadológica, o árduo trabalho de entregar um produto/ serviço diferenciado, etc. Não compactuamos com tal premissa. Pelo contrário: acreditamos que justamente por descortinar voltagens emocionais; contradições e complexidades de muitas ordens o estatuto do artístico é bússola privilegiada para pensar nosso campo de trabalho e o que está em jogo no desafio de transformação que orienta a contratação de nossos serviços. A família empresária quando nos contrata reconhece que precisa de ajuda e que a manutenção da vida como ela é tal como se apresenta pode colocar em risco muita coisa: não só os resultados da organização mas a possibilidade própria de laços familiares vitalizados que se respeitem e encontrem nas alteridades diversas.

Podemos pensar que uma das coisas mais sofisticadas que uma família empresária tem como tarefa é a de enxergar-se no palco da orquestra, de certa forma. Que cada um encontre a vocação a partir do instrumento com o qual se identifica. Que eventualmente se respeite quem deseja cuidar dos bastidores e da iluminação do palco. Que se assimile que a figura de um maestro que coordena a sintonia do conjunto é fundamental para assegurar a excelência do trabalho de todos. Que há sempre um jogo de horizontalidade e verticalidade – simetria e assimetria : todos são iguais ao mesmo tempo que não são iguais – as funções , responsabilidades, experiências, complexidades envolvidas em cada um dos papéis são distintos. Uma criança é incapaz por si própria de gerir a própria vida: é um drama quando a parentalidade deserta da sua função de autoridade responsável assimétrica.

Conjugar o que é próprio de cada um integrado ao todo é muito difícil. Machado de Assis no conto ” Um apólogo” nos auxilia a iluminar os ímpetos de competição e fragmentação presentes em todos nós. Numa família empresária não é diferente. Reconhecer essa face e transformá-la é a aliança também com a gramática ” dura” empresarial . Um EBITDA do qual o grupo se orgulhe depende da maturidade do conjunto em integrar esforços, reconhecer limites, e respeitar a legitimidade do comando do maestro designado como tal.

O conto traz o diálogo entre uma agulha e uma linha. Revela e dificuldade extrema de cada parte reconhecer que depende da outra. É essa a ” textura” do drama que encontramos em muitas de nossas intervenções com famílias empresárias também.

Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha:
– Por que você está com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada para fingir que vale alguma coisa nesse mundo?
…- Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com sua vida e deixe a dos outros.
– Mas você é orgulhosa.
– Decerto que sou.
– Mas por quê?
– É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites da nossa ama quem é que os cose, senão eu?
-… Você ignora que quem os cose sou eu, e muito eu?
– Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados…”

Referência: Machado de Assis – Contos: Um Apólogo. Ed, Aguilar, primeira edição (páginas 537-538).

Observação: A imagem de uma ” Colcha de Retalhos” é cara para o nosso trabalho e já gravamos um episódio de nosso Podcast tratando do pensamento complexo de Edgar Morin a partir dessa metáfora. Episódio 24 de nosso canal de Podcast: Instituto Lisondo Podcast | Podcast on Spotify

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Psicologia do processo de decisão numa crise organizacional

Comprar

Governança sem Catástrofe, ou Catástrofe sem Governança

GOVERNANÇA SEM CATÁSTROFE,

OU CATÁSTROFE SEM GOVERNANÇA

Fatores ocultos da governança corporativa.

Héctor Rafael Lisondo
Junho de 2024

Comprar

Catástrofe, gestión y cambio. Algunas aplicaciones del pensamiento de Bion en una historia de vida

Comprar

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Youtube
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily