Em 15/07/21 a Escola F promoveu o evento: ” Um encontro com Christian Dunker sobre os dilemas empresa-família”. Para os que não puderam estar presentes na ocasião, fica o convite para acessar o debate completo: Live | Escola F e Christian Dunker – YouTube. Também fica o estímulo para que naveguem na plataforma da Escola F e conheçam as suas iniciativas.
Tem sido um prazer e uma enorme satisfação para o Instituto Lisondo a oportunidade da parceria com a Escola F. Aliás, o grupo heterogêneo que compõe a Escola F e a aposta em cultivar diferentes parcerias é em si reveladora de uma proposta sui generis: a formação de um ecossistema plural e colaborativo fascinado pelas camadas transdisciplinares do qual o acontecimento de um negócio familiar é prova e testemunha. Ora, se pensamos que uma Empresa Familiar e uma Família Empresária são entidades complexas, multifacetadas e dinâmicas é importante que se possa estar à altura de tal desafio. A Escola F apostou na criativa abordagem da fictícia Família Jones ( apresentada através de uma animação). Nos Diálogos F ( promovidos pela Escola F) vivemos com os Jones os percalços, tensões, dúvidas e limites dos personagens às voltas com suas escolhas, resultados, frustrações…
A conversa com o psicanalista Christian Dunker teve vinhetas da Família Empresária Jones como estímulo para suas instigantes formulações. Também vale grifar essa afinidade, uma vez que o Instituto Lisondo usufrui da lente psicanalítica: seja na maneira como escuta as questões trazidas pelos clientes, seja na maneira como pensa a sua contribuição em cada processo singular. Nada melhor do que conferir a conversa propriamente dita ( Live | Escola F e Christian Dunker – YouTube). Como ” teaser” convidativo, compartilhamos alguns fragmentos de suas provocações:
– A transmissão simbólica de um desejo: que mistérios incidem na instituição de uma família empresária e de sua cadeia geracional/?
– O tempo inexorável que passa – estamos condenados à dialética inversão de papéis: em um dia somos cuidadores, no seguinte, cuidados? Ou, um dia, cuidados, no seguinte, cuidadores?
– Quais os sentidos de uma Governança pautada no poder e de uma Governança pautada na autoridade?
– “A Família não é uma organização democrática” : e como fazer valer a lei? E qual lei seria esta?
– Você vale pelo que faz ? Ou você vale pelo que é?
– O que você gosta? O que você quer?
– Qual é a tarefa de separar-se dos desejos dos pais? Separar-se não é distanciar-se. Afinal: do que se trata essa conquista?
– A disputa entre os filhos seria temida e/ou desejada pelos pais?
– O que está em jogo na construção de um projeto futuro comum?
Muitas outras questões poderiam ser ventiladas. Esperamos que estas já sejam suficientemente convidativas para escutar este feliz intercâmbio entre a Escola F e Christian Dunker.
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.