Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

“FAMILINESS”; Bacardi e vantagens competitivas em uma empresa familiar

Um artigo publicado na Revista Family Business Review ( vol XII, no 1, March 1999 – Family Firm Institute) denominado : ” A Resource-Based Framework for Assessing the Strategic Advantages of Family Firms” dos autores: Timothy Habbershon e Mary Williams destaca a noção de ” Familiness” .

O artigo se propõe a pensar criticamente quais as maneiras efetivas de acessar e mensurar as vantagens competitivas de uma Organização Familiar . É na esteira desse esforço que esse conceito emerge.

Os autores ressaltam que muitas vezes as organizações não têm domínio nem consciência dos elementos que fundamentam suas forças. Por exemplo: a articulação complexa entre a cadeia de valor do negócio e uma malha de relacionamentos e credibilidade construída no decorrer dos tempos que promove um sofisticado arranjo entre fornecedores; clientes; parceiros estratégicos.

” Familiness” seria a maneira de descrever o conjunto da obra de uma Empresa que resulta em um posicionamento singular, competitivo, difícil de ser copiado. Aferir tal ” Distinctive Familiness ” em termos de Performance é o desafio sublinhado pelos autores.
Um rápido, alinhado, eficiente e eficaz processo de tomada e execuções de Decisões aliado à uma Organização na qual o engajamento e sentido de propósito pulsam com vigor. Outro exemplo de vantagens competitivas importantes em alguns contextos dessa natureza.

” Familiness” pode ser também associado à capacidade de uma dada Organização cultivar a sua narrativa. Mantê-la viva . O quê nos conta um dado logotipo? Que personalidades e adversidades estavam envolvidas na construção de dado produto/ dado serviço ? Quais as transformações do mundo, do país, das gerações nesse épica trajetória ?

A empresa de Rum Bacardi esbanja capacidade nesse sentido. Artistas renomados foram contratados para fazer da história da empresa uma elegante História em Quadrinhos:

O site também explora com maestria esse legado. Vale conferir

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Governança sem Catástrofe, ou Catástrofe sem Governança

GOVERNANÇA SEM CATÁSTROFE,

OU CATÁSTROFE SEM GOVERNANÇA

Fatores ocultos da governança corporativa.

Héctor Rafael Lisondo
Junho de 2024

Comprar

Catástrofe, gestión y cambio. Algunas aplicaciones del pensamiento de Bion en una historia de vida

Comprar

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily