Em 29/03/23 ocorreu um evento organizado e moderado por Claudia Tondo em parceria com a James Hughes Foundation e com o apoio da FBN; W-Advisors e Escola F denominado: As Riquezas da Família Empresária. Nesta ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conversar com o Sr. Hughes acerca do seu modelo conceitual e experiência. A abertura e generosidade do Sr. Hughes são dignas de nota.
A primeira provocação que o Sr. Hughes indica é a de retomar a noção de Wealth como termo articulado à ideia de Well-being. Pensar na noção de Wealth como fortuna em si mesma é um viés empobrecido. Os recursos financeiros de uma família empresária são mais sustentáveis e melhor aproveitados uma vez que se enlacem com outras dimensões do grupo, segundo o Sr. Hughes.
No “mapa” do Sr. Hughes, uma família empresária saudável é capaz de cultivar simultaneamente as seguintes riquezas/ dimensões:
Dentre as muitas contribuições do Sr. Hughes, destacamos a sua fala: “ownership is an art, not a science“. Pensar na transição em uma família empresária tendo em vista este paradigma é decisivo nas decisões que podemos tomar ( seja como membros de famílias empresárias, seja como consultores): não há respostas prontas, nem garantias. O que pode existir é a confiança na lapidação lenta e singular que se constrói na travessia da transição entre gerações.
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.