A obra ” Ética Empresarial na Prática – Soluções para Gestão e Governança no Século XXI” de Alexandre de Miceli traz à tona uma reflexão intrigante sobre as raízes dos comportamentos antiéticos dentro das empresas e os motivos pelos quais os instrumentos de controle usuais falham tanto.
Recentemente foi publicada uma resenha sobre o livro ( Folha de São Paulo) que sinaliza o aporte do autor: ” Sua tese é que, mais do que se preocupar com quem foge à regra, é preciso entender como os profissionais que se julgam corretos são levados a cometer delitos devido a incentivos perversos da cultura de muitas empresas” .
O recente escândalo da Volkswagen é paradigmático nesse sentido ( em 2015 descobriu-se uma fraude que visava camuflar os níveis reais de poluentes emitidos pelos veículos a diesel através da instalação de um software). A meta transmitida pela empresa era a de ser a maior montadora do mundo . Feito alcançado pelo CEO Martin Winterkorn que logo após alcançar o logro, demitiu-se.
Parece-me importante discutir em que medida Organizações Familiares constituem uma dada cultura que pode favorecer destino diferente. Edgar Schein , um pensador importante define o conceito de Cultura Organizacional da seguinte forma: ” é o resíduo do que foi bem-sucedido no passado”. A gênese de uma Organização Familiar muitas vezes está associada com um propósito de longo prazo e perenidade. Zegna – por exemplo é o nome de uma marca que coincide com o nome de uma Família. A empresa é expressão de uma imagem simbólica cuja preservação se faz notar no decorrer das gerações. A força motriz de muitas dessas empresas não corresponde apenas à geração de lucros aos acionistas nem metas audaciosas de curto prazo. Há um propósito que tem a ver com gerar valor de modo sustentável .
Di Miceli na sua obra confirma a relevância das Empresas serem orientadas por propósitos que incluam também gerar bons resultados para clientes, fornecedores e ambiente. Muitas vezes é esse o caso de Empresas Familiares.
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.