Kaes é um autor basilar para o meu projeto.
O psicanalista corresponde ao eixo denominado “Psicanálise Vincular” cujo recorte privilegia a noção de que sujeitos se apoiam em um corpo, nos vínculos e nas instituições que nos precedem.
Portanto, somos sujeitos de heranças inseridos em uma cadeia geracional na qual há uma trama de elementos que são estruturantes ao mesmo tempo que alienantes (em linhas muito gerais esta é a noção de “Alianças Inconscientes”).
A possibilidade de sermos sujeitos que se “historicizam” (capazes de constituir uma posição autoral e adulta no mundo) é uma longa travessia que requer o trabalho de ” dar-se conta” das identificações alienantes inconscientes presentes na vida de todos nós.
Viemos ao mundo com o bônus e o ônus de recebermos um legado (todos nós) e mandatos de um grupo que nos antecede e que é anfitrião da nossa existência. Em geral é uma família (mas pode não ser, como é o caso de crianças que encontram este suporte em abrigos, por exemplo).
O que fazemos com esta “dívida- dádiva” é a cifra também para pensar processos sucessórios em Empresas Familiares ( se já é difícil essa aventura em qualquer família, no caso de uma família empresária estas forças ganham uma escala de intensidades e consequências ainda mais intensas).
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.