Novembro de 2004
Ninguém acharia descabido afirmar que a satisfação no trabalho é fundamental para que as pessoas se disponham a oferecer o melhor de si e melhorem os resultados do seu serviço. Tampouco que contribui para uma boa qualidade de vida, fonte de estímulo para iniciativas, criatividade e comprometimento. Consolidou-se na época contemporânea o paradigma de que a missão das organizações é satisfazer o cliente externo e interno, os empregados, acionistas, a sociedade como um todo. A expressão satisfação do ser humano, centro nuclear da filosofia da Qualidade Total, muito em pauta no meio institucional, tornou-se quase um dogma da filosofia popular organizacional. A psicologia entende a satisfação como um sentimento que surge simultaneamente com o preenchimento de uma necessidade. Significa que a satisfação é subjetiva e não acontece da mesma maneira com diferentes pessoas, e nem sequer com a mesma pessoa em diferentes circunstâncias. Todavia, é visando satisfazer necessidades de seus clientes que as empresas existem, fabricam bens de consumo e oferecem produtos e serviços cada vez mais atraentes, confortáveis e de vida mais breve.
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Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
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