Vou compartilhando aos poucos trechos do que venho escrevendo e pensando sobre essa articulação entre a psicanálise e empresas familiares:
“Ninguém escolhe nascer na família que nasce. Ninguém escolhe as heranças que recebe. Mas é possível metabolizá-las de uma maneira mais criativa e virtuosa ou não. Daí a aposta decisiva da psicanálise como privilegiado dispositivo. A clínica às famílias empresárias é a aposta em uma intervenção que resulte em experiências transformadoras institucionais. Não é um fim em si mesmo que os sujeitos da família possam ventilar temas sensíveis, pontos-cegos, desencontros.
Evidentemente tais acontecimentos permeiam o nosso processo de trabalho. O esforço é o de criar uma espécie de “laboratório de experimentação seguro”, de modo a favorecer que o grupo familiar canalize seus saberes, não saberes, experiências profissionais, capacidade de escuta, espaço para auto-crítica a serviço de uma condução do negócio mais amadurecida e interessante.
Para tanto, é fundamental que os laços de confiança estejam suficientemente cultivados e robustos de modo a assegurar que as regras e códigos definidos como organizadores da sofisticada equação “Singular-Plural” de uma empresa familiar sejam respeitados.
Cada um tem seu CPF como pessoa física singular ao mesmo tempo que cada um tem seu papel e alçada de responsabilidade e contribuição como parte do CNPJ coletivo.
Vale dizer que a aliança soberana virtuosa de uma empresa familiar não significa engessamento e obediência. Ao contrário: significa acolher a natureza mutável dos tempos e de todos em prol de revisitar constantemente os parâmetros institucionais anteriormente desenhados. E transformá-los caso se mostre oportuno.”
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.