Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

A vantagem competitiva das empresas familiares na era do conhecimento 

A realidade da atualidade requer pensamento complexo. Há inúmeras variáveis e efeitos colaterais a serem considerados para decisões que ofereçam resultados sustentáveis. A inteligência artificial é uma fonte de insumos extraordinária. No entanto, a capacidade de filtrá-los, articulá-los e organizá-los depende da inteligência humana. 

O artigo abaixo sublinha que o modelo mental de métricas nas instituições  está obsoleto.  A era do conhecimento requer medir o capital intelectual que as organizações são capazes de gerar, estimular e aproveitar. É um novo paradigma. Parâmetros financeiros são fundamentais. No entanto, parciais. 

https://hsmmanagement.com.br/roa-roe-e-ebitda-estao-ficando-obsoletos/?utm_source=email&utm_medium=email&utm_campaign=hsm_management&utm_content=mensagem_quarta_260708

Uma empresa familiar que se mantém próspera tem plena consciência da pertinência dessa lógica.  Uma geração transmite diariamente para a seguinte uma verdade incontornável: ” a riqueza maior é zelar pelo capital intangível do DNA de nossa marca / família” . Trabalhos de Governança são investimentos sábios justamente para fortalecer essa premissa. A fusão ” marca- família” é poderosa. No entanto, sem cuidado, é venenosa. 

Um grande grupo empresarial desenhou o seguinte slogan: ” Não herdamos a empresa de nossos pais.  Ela é emprestada para nossa geração pelos nossos netos” . É um mantra que sublinha o compromisso precioso de cultivar a educação, o conhecimento e a excelência.  O lucro é a semente para quem vem depois. Todos estão de passagem. Resta a responsabilidade de assumir um papel responsável e preparado para se beneficiar da obra de quem veio antes. 

James Hughes é uma referência no campo da Governança em empresas familiares. Claudia Tondo é a responsável por estabelecer pontes que permitiram que o seu modelo dos 5 Capitais pudesse ser disseminado no Brasil.   Hughes mapeia as forças de uma uma família empresária em termos de: Capital Financeiro, Capital Espiritual, Capital Social, Capital Intelectual, Capital Humano. É uma perspectiva que grifa a força das dimensões intangíveis relacionais, culturais, simbólicas e intelectuais na ” cola” institucional que se sustenta no tempo. 

Uma família empresária está conectada com a tarefa de fomentar e transmitir conhecimento. A aprendizagem é estimulante porque ativa a alegria de saber-se vivo e criativo. A aprendizagem pode ser aversiva se está no campo da pressão doutrinária. Outro dia conversava com um cliente que decidiu investir em um curso de idiomas para seus filhos pequenos nas férias.   Comentei com ele: ” No futuro eles vão se lembrar que o valor da educação é coisa séria na família. Até nas férias.  A ternura vai ser lembrar também que foi divertido”. 

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Psicologia do processo de decisão numa crise organizacional

Comprar

Governança sem Catástrofe, ou Catástrofe sem Governança

GOVERNANÇA SEM CATÁSTROFE,

OU CATÁSTROFE SEM GOVERNANÇA

Fatores ocultos da governança corporativa.

Héctor Rafael Lisondo
Junho de 2024

Comprar

Catástrofe, gestión y cambio. Algunas aplicaciones del pensamiento de Bion en una historia de vida

Comprar

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Youtube
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily