Palavras-chave: Psicologia e Qualidade – Liderança – Saber Profundo – Mudanças e Resistências –
O artigo analisa a interação dos fatores psicológicos, técnicos e administrativos que intervêm na dinâmica do processo de decisão de um empreendedor de uma média empresa brasileira de comércio e distribuição de produtos num momento de crise. A realidade sistêmica onde as relações entre causas e efeitos não são evidentes e podem estar distantes no tempo e no espaço (Senge, 1990, p. 70) pode induzir no empreendedor um estado emocional adverso ao porvir da sua organização.
Um diagnóstico foi produzido através de um processo de consultoria técnica e psicológica. Esse processo ofereceu ao empreendedor uma oportunidade para trazer para à consciência e verbalizar os seus sentimentos e emoções (Damasio, 2000, p. 243), que quando represados afetam o processo de pensar (Goleman, 1996, p 42). Por outro sinalizar a presença no contexto quotidiano de fatores desfavoráveis ao processo de formação do critério de realidade
(e as possíveis conseqüências da sua influência no processo de decisão). Por fim, ajudar a identificar e construir um elenco de alternativas favoráveis à eficácia das decisões para retomar o desenvolvimento da organização.
O empreendedor pode assim entender a nova realidade − como um descobrimento − que possibilitou mudar uma tendência ao declínio, evitar a possível dissolução da organização e reassumir a sua evolução.
Preencha o cadastro e receba em seu email o acesso à publicação completa
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.