RESUMO
A percepção da importância dos grupos de trabalho na consecução dos resultados financeiros, inovações e competitividade das organizações têm se tornado cada vez mais relevante e, nesse contexto, a consciência da identidade grupal revela-se valiosa para facilitar a integração e sinergia das pessoas com a organização, de forma a atingir a consecução dos objetivos estratégicos. Este artigo analisa o papel da identidade grupal desde a perspectiva social e psicológica no teatro organizacional como um instrumento capaz de refletir a maturidade e o potencial de evolução do grupo. Também propõe um método (Coaching) para possibilitar o surgimento e conscientização dessa identidade e sinalizar as transformações possíveis para o aprimoramento das competências dos grupos. Uma aplicação prática foi realizada numa equipe organizacional constituída por varias células inter-relacionadas pelo mesmo objetivo setorial numa montadora automotriz brasileira. Os resultados da experiência, apresentados no artigo, trouxeram à tona a identidade grupal como uma descoberta que deu início a um processo de transformação e aprimoramento das relações intergrupais e do estilo de gerenciamento, como ainda mostrou que a identificação e confirmação da identidade grupal podem induzir uma transformação cultural.
Palavras chave: identidade grupal, trabalho de equipe, psicologia de grupos, liderança de grupos.
ABSTRACT
More and more attention is being given to realizing the importance of work groups for obtaining financial results, innovations and competiveness of organizations. In this context, awareness of group identity is relevant to facilitating integration and synergy of people in the organization in order to obtain strategic objectives. This article analyzes the role of group identity from the social and psychological perspective in the organizational theater as an instrument capable of reflecting the maturity and potential of the group’s evolution. It also proposes a method for making possible the appearance and awareness of this identity, signaling possible transformation for improving the competence of the groups. A practical application was made in an organizational team consisting of various cells inter-related by the same sectorial objective in a Brazilian car manufacturer. Results of the experience presented in the article brought to light group identity as a discovery that initiated a transformation process aimed at improving inter-group relations and managerial style. They also showed that identification and confirmation of group identity could induce cultural transformation.
Key words: group identity, group work, group psychology, group leadership.
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Héctor Lisondo
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