Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Uma ruptura cultural através do coaching grupal: estudo de caso

Héctor Rafael Lisondo

RESUMO

A percepção da importância dos grupos de trabalho na consecução dos resultados financeiros, inovações e competitividade das organizações têm se tornado cada vez mais relevante e, nesse contexto, a consciência da identidade grupal revela-se valiosa para facilitar a integração e sinergia das pessoas com a organização, de forma a atingir a consecução dos objetivos estratégicos. Este artigo analisa o papel da identidade grupal desde a perspectiva social e psicológica no teatro organizacional como um instrumento capaz de refletir a maturidade e o potencial de evolução do grupo. Também propõe um método (Coaching) para possibilitar o surgimento e conscientização dessa identidade e sinalizar as transformações possíveis para o aprimoramento das competências dos grupos. Uma aplicação prática foi realizada numa equipe organizacional constituída por varias células inter-relacionadas pelo mesmo objetivo setorial numa montadora automotriz brasileira. Os resultados da experiência, apresentados no artigo, trouxeram à tona a identidade grupal como uma descoberta que deu início a um processo de transformação e aprimoramento das relações intergrupais e do estilo de gerenciamento, como ainda mostrou que a identificação e confirmação da identidade grupal podem induzir uma transformação cultural.

Palavras chave: identidade grupal, trabalho de equipe, psicologia de grupos, liderança de grupos.

ABSTRACT

More and more attention is being given to realizing the importance of work groups for obtaining financial results, innovations and competiveness of organizations. In this context, awareness of group identity is relevant to facilitating integration and synergy of people in the organization in order to obtain strategic objectives. This article analyzes the role of group identity from the social and psychological perspective in the organizational theater as an instrument capable of reflecting the maturity and potential of the group’s evolution. It also proposes a method for making possible the appearance and awareness of this identity, signaling possible transformation for improving the competence of the groups. A practical application was made in an organizational team consisting of various cells inter-related by the same sectorial objective in a Brazilian car manufacturer. Results of the experience presented in the article brought to light group identity as a discovery that initiated a transformation process aimed at improving inter-group relations and managerial style. They also showed that identification and confirmation of group identity could induce cultural transformation.

Key words: group identity, group work, group psychology, group leadership.

Leia Mais

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Governança sem Catástrofe, ou Catástrofe sem Governança

GOVERNANÇA SEM CATÁSTROFE,

OU CATÁSTROFE SEM GOVERNANÇA

Fatores ocultos da governança corporativa.

Héctor Rafael Lisondo
Junho de 2024

Comprar

Catástrofe, gestión y cambio. Algunas aplicaciones del pensamiento de Bion en una historia de vida

Comprar

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily