Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

“The Wife” : o papel da mulher na empresa familiar

Filmes são elementos ricos para descortinar dimensões presentes na experiência humana. O filme ” The Wife”  ( o texto contém spoiler) suscita interessantes reflexões acerca do papel da mulher na construção de um valioso empreendimento. No caso do  filme,  o ” casal” constrói uma importante obra literária.  A narrativa faz pensar no papel da mulher no contexto de uma empresa familiar.

 

O filme ” The Wife”

 

O título em inglês do filme já revela uma sutil provocação.   Quantas  vezes o lugar atribuído a uma mulher que exerce importantes funções executivas em uma empresa familiar não é o de ” esposa de…”  ?

No filme, o marido Joseph Castleman recebe o Prêmio Nobel de Literatura. Joan, ” The wife”, acompanha o marido no evento.  E a trama se faz ao revelar a textura desse vínculo amoroso: sua cumplicidade, sua hostilidade, seus pactos secretos.  O ” plot twist” consiste no desconcerto de Joan em face do pactuado durante anos:  os louros pela genialidade da vasta produção literária não serão dela. Serão dele.

A temática da liderança feminina na Empresa Familiar já foi objeto de outro texto.  Neste, destaca-se como é recente a construção social e cultural segundo a qual as prerrogativas de poder, liderança, influência, autonomia, talento são atribuídas à figura da mulher. O filme também trata disso: Joan “desiste” de ser escritora ao ouvir um conselho de outra autora – ” não escreva! Você não será lida!”.

A circulação do prestígio,   as dinâmicas que  perpassam distintas gerações e gêneros, a construção das narrativas nas famílias empresárias são temas importantes no nosso trabalho.  Isso porque a condição de contribuir, colaborar e desenhar um futuro conjunto também está determinada por fatores como esses.  Já ouvimos de muitas jovens: ” não quero trabalhar na empresa da minha família porque cansei de me ver injustiçada. Só o trabalho do meu irmão é reconhecido embora entregue os mesmos resultados que ele”.

O filme também sinaliza a tensão entre pai e filho.  David, filho do casal, busca a aprovação do pai ao escrever seu primeiro conto.  Recebe mensagens lacônicas do pai e pouco parece importar a devolutiva da mãe.   A voz dela não é vista como autoridade gabaritada: é apenas a mãe com o desejo de confortar o filho.

O tema é de uma enorme complexidade e é muito fácil recorrer a leituras esquemáticas ou maniqueístas.  Gostei muito de artigo recente publicado na Revista Cult que inclusive critica o filme ” The Wife” nesse sentido:

“…Se os casos do marido poderiam ser um problema em uma outra história, aqui parecem servir apenas para reforçar o esquema maniqueísta de bandido e mocinha, entregando a leitura junto com a obra. Pior, o tratamento do filme de algum modo sugere que as ambições femininas são tão domésticas que o incômodo de Joan só poderia se legitimar nesse eixo..” 

A mulher na Empresa Familiar é tema infinito. Que possamos avançar  na leitura de suas nuances e sustentar o caos de paradigmas em desconstrução.

Entre em contato

 

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Governança sem Catástrofe, ou Catástrofe sem Governança

GOVERNANÇA SEM CATÁSTROFE,

OU CATÁSTROFE SEM GOVERNANÇA

Fatores ocultos da governança corporativa.

Héctor Rafael Lisondo
Junho de 2024

Comprar

Catástrofe, gestión y cambio. Algunas aplicaciones del pensamiento de Bion en una historia de vida

Comprar

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily