Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo

Coaching no processo de transição na empresa familiar: afinal para quê?

É comum que se use o termo “ sucessão” para descrever um dos desafios da empresa familiar. A noção evoca a ideia de um evento que marcará o feito da “ passagem de bastão”.  A frase: “a sucessão ainda não aconteceu na nossa empresa” explicita esse paradigma.

Uma das contribuições da nossa consultoria passa por questionar esse modelo mental.  Isso não é feito de forma imperativa nem diretiva. O grupo é convidado a pensar em que medida a noção de sucessão assim concebida serve. Serve à manutenção do status quo. Protege a todos da angústia importante de lidar com o tempo que passa. No aqui e agora. Portanto, esse convite que coloca em marcha a condição de pensar a partir de outros vértices não ocorre desprovido de sofrimento.  Como nos alerta Enriquez (2014) não é nada fácil essa tarefa:

…“ As organizações `negam a realidade do tempo e da morte`. Elas se querem imortais, mesmo sabendo que podem desaparecer. Funcionam sob a égide da denegação (eu sei, mas apesar disso…), que as protege de tomar consciência de suas dificuldades, da finitude necessariamente ligada às suas ações e de seu enfrentamento ao real”.

Nesse caminho, sustentar que a nossa intervenção está associada com o processo de transição na empresa familiar é fundamental.  O processo de transição define um continuum no qual as diferentes gerações constroem o horizonte futuro como feito diário.  Não se trata de precipitar o desenho de um cenário futuro longínquo e abstrato. Assumir a condição que “ não se sabe” quais serão as configurações futuras abre um espaço de experimentação, de teste de cenários e hipóteses, de transmissão de saberes, de cultura de governança na qual todos se veem implicados e com condições de amadurecer esses “não- saberes”. Dar tempo ao tempo para que emerjam essas dúvidas, conflitos, escolhas é sábio. Ter uma ajuda externa que possa nomear e favorecer um espaço seguro para o grupo pensar sobre isso é talvez um jeito de descrever do que se trata o processo de Coaching articulado com a transição na empresa familiar.

Vale lembrar que a nossa proposta de intervenção bebe na fonte da Escola de Tavistock, e, por isso, encontra referências fundamentais na obra de Bion, Elliot Jaques, Susan Long dentre outras e outros.  Nesse eixo, o trabalho centrado no aprender a partir da experiência é basilar. E o que se chama de experiência combina a dimensão emocional com a dimensão cognitiva.  Por exemplo, quando uma jovem sofre ao dar-se conta que está menos preparada do que imaginava para determinada negociação é quando pode inaugurar um desenvolvimento verdadeiro nessa direção. Aliás, Bion foi um psicanalista que discorreu largamente sobre como pensamos e em que medida a frustração pode favorecer a amplitude de nosso universo mental caso possamos metaboliza-la e transforma-la. Essa pode ser uma outra forma de descrever o processo de Coaching na empresa familiar: o compromisso com a sustentação de um espaço que catalisa as transformações que decorrem desse “ dar-se conta”.

 

 

ENRIQUEZ, E. Jogos de Poder na Empresa: sobre os processos de poder e estrutura organizacional. São Paulo, Zagadoni, 2014.

COMPARTILHAR

ÓTIMA GESTÃO

A ÓTIMA Estratégia e Gestão é uma empresa de Consultoria e Treinamento de Gestão, nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Gestão, Treinamentos e Projetos de Melhoria Lean 6 sigma. Tem como foco o desenvolvimento de projetos que tragam ganhos significativos em produtividade, qualidade e redução www.otimaeg.com.br

ROGÉRIO YUJI TSUKAMÓTO

Prof. e coordenador dos programas de Gestão de Empresas Familiares (EAESP-FGV/SP); Prof. de Empreendedorismo, História Empresarial e Sucessão Familiar em programas executivos da USP, Fundace e INEPAD; Membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governança Corporativa Mestre em Business Administration pela The Wharton School of the University of  Pennsylvania (EUA). Um dos mais renomados consultores, em planejamento sucessório para empresas familiares em diversos segmentos, como: Cosan, Petróleo Ipiranga, O Boticário, Tigre, Ajinomoto, ABERT (Rádio e TV), ABRAS (Supermercados), SindPetro e muitas outras. info@gestare.com.br

Héctor Lisondo

O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).

Conheça mais

Valéria Lisondo

Biblioteca Virtual

Nosso acervo virtual gratuito.

Veja mais

Governança sem Catástrofe, ou Catástrofe sem Governança

GOVERNANÇA SEM CATÁSTROFE,

OU CATÁSTROFE SEM GOVERNANÇA

Fatores ocultos da governança corporativa.

Héctor Rafael Lisondo
Junho de 2024

Comprar

Catástrofe, gestión y cambio. Algunas aplicaciones del pensamiento de Bion en una historia de vida

Comprar

A Família Empresária: Empreendedores, Empresas, Famílias e seus Desafios

Comprar

Gerência sem Catástrofe ou Catástrofe sem Gerência

Esta obra retrata aspectos institucionais, técnicos, psicológicos e existenciais de uma história vivida pelo autor em organizações e situações reais. Os principais polos da vida corporativa, tais como hierarquia, poder, liderança, trabalho de grupo, mudanças e resistências estão integrados com as concomitantes experiências emocionais que têm lugar no entorno do personagem central.

Comprar

Empresas Familiares e Famílias Empresárias

No nosso capítulo destacamos a dimensão de sofrimento inerente à conquista de resultados nesses contextos. Resultados compreendidos não apenas pela métrica financeira, mas também pela estruturação de uma governança sadia. De Coordenação: Roberta Nioac Prado

Comprar

Empresas Familiares Uma Visão Interdisciplinar

A obra, com participação de Héctor e Valéria Lisondo, é resultado dos debates multidisciplinares que ocorrem nos encontros do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Comprar

Mudança sem Catástrofe ou Catástrofe sem Mudanças

Esse livro é o resultado da confluência de algumas descobertas da psicanálise aplicadas à organização. Oferece aos líderes alternativas de reflexão para melhorar os seus resultados,  convidando-os para uma mudança pessoal.

Comprar

Inovação Organizacional e Tecnológica

O livro focaliza a crucial questão da inovação desde múltiplos vértices tais como: o tecnológico, o organizacional, do empreendedorismo e desde a perspectiva psicológica onde se aborda o grupo como um organismo em permanente evolução na busca e na afirmação da sua identidade grupal.

Comprar
Instituto Lisondo
Rua Paraguaçu 174, conj.31, Perdizes CEP: 05006-010, São Paulo/SP
Instagram
Facebook
LinkedIn
Spotify
Copyright 2023 - Instituto Lisondo. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Site by Miss Lily