• Introdução
Bion, um destacado psicanalista inglês, cunhou a expressão mudança catastrófica para denotar a marcha da evolução mental, mas não a identificou fatalmente a uma catástrofe na acepção que damos ao termo. Ao contrário, afirmou que, quando o indivíduo é capaz de transformar-se, a mudança catastrófica produz desenvolvimento e não uma catástrofe. O resultado da sua ocorrência poderia ser resumido na expressão: dar-se conta. Segundo Bion, no âmbito da mente, a alteração derivada de uma mudança desorganiza o sistema que estava constituído antes dela, por isso é chamada de catastrófica. A palavra catástrofe tem sua origem na Grécia clássica. No antigo teatro grego, o coro descrevia previamente em seu canto a cena onde, depois, os atores protagonizavam os seus papéis. Tal canto chamava-se estrofe. Quando uma nova cena devia ser apresentada ao público, o coro retornava e entoava uma nova estrofe, ou cata-estrofe. Foi a mudança de cena do teatro grego que deu origem à palavra catástrofe (Rezende, 1993).
A civilização na qual vivemos, afirmada em modelos mentais condizentes com sistemas fechados, para os quais as mudanças nunca são bem vindas, associou essa palavra a desastres ou grandes desgraças. Mas, na realidade, a mudança de cena não necessariamente tem de conduzir ao desastre; pode também gerar crescimento para as organizações como sistemas e para os indivíduos como pessoas. Isso depende da capacidade de ambas as entidades de mudarem a maneira de pensar e adaptarem-se às novas exigências do meio. Isso nem sempre é fácil, mas também não é impossível, nem fatal. A vida orgânica é um modelo de sobrevivência e florescimento sustentado pela permanente adaptação. Neste caso, a falta ou falha de adaptação conduz à extinção.
Preencha o cadastro e receba em seu email o acesso à publicação completa
Héctor Lisondo
O Instituto Lisondo é uma Consultoria Boutique fundada em 1998 com o propósito de promover o desenvolvimento de pessoas e empresas através de propostas customizadas e bifocais (aspectos técnicos e humanos simultaneamente abordados).
Conheça maisValéria Lisondo
Biblioteca Virtual
Nosso acervo virtual gratuito.